Chatbots na educação: saiba como utilizá-lo no processo de ensino e aprendizagem

Não é novidade que a automatização tem trazido benefícios significativos às empresas que optam por ela. Essa é uma forma de programar, via inteligência artificial, atividades operacionais e repetitivas a fim de otimizar custos. Com a automatização, aumenta-se a produção por menor esforço operacional e, assim, os primeiros ganhos são em produtividade x custo.

Um exemplo de automatização são os os chatbots. Em áreas diversas foi possível otimizar o atendimento ao cliente por meio de chats programados para atender plenamente sem intervenção humana.Também usado por instituições de ensino, os chatbots desenvolveram práticas de aprendizado simples e eficazes.

A automatização evoluiu a partir da inteligência artificial que, quanto mais aprimorada, mais torna-se capaz de executar atividades que eram feitas exclusivamente por pessoas. Tudo isso, sem perder a qualidade e segurança das atividades. Por meio dela, foi possível desenvolvermos robôs produtivos e muito eficientes. Capazes de substituírem humanos sem cansar, executando atividades repetitivas e em grande escala, com a menor possibilidade possível de erros.

Já que estamos falando sobre a automatização, que tal você aprender um pouco mais sobre esse assunto? Venha saber como os chatbots vão transformar a experiência dos seus alunos e clientes e como utilizar ele a favor do ensino e aprendizagem. Veja também cases de sucesso nesta implementação.

1. Como a Inteligência Artificial já está mudando nossas vidas?

A inteligência artificial é uma parte da computação que cria softwares, algoritmos e robôs que imitam o raciocínio humano. Com os avanços já conquistados, é possível interagirmos com sistemas capazes de ter um comportamento inteligente. Ela está presente no nosso dia a dia em simples situações, como o nosso guia de trajetos, pelo GPS ou a plataforma de ensino da sua faculdade. Por meio dela, você consegue estabelecer uma rotina de estudos, avaliações e recompensas em pontuações.

Tudo isso é possível graças à Inteligência Artificial, que é composta pelo sistema que a conecta a uma base robusta de dados, de onde ele colhe e organiza as informações. Como os anúncios que você visualiza pelo Facebook ou Google ou até mesmo as buscas que você faz na internet.

Então, podemos afirmar que há muita influência da inteligência artificial em nossas vidas e que ela chegou para ficar e ser cada vez mais aprimorada! Um dos benefícios que ela nos trouxe foram os chatbots, que serão capazes de transformar a experiência de alunos, como já o fez em diversas empresas para seus clientes!

2. O que são os chatbots?

Chatbot vem da junção de chatter (falador) e de robot (robô). Então, estamos falando de um robô que se comunica com as pessoas por meio de chats. Eles têm diversos formatos e você, com certeza, já foi atendido por um, sem se dar conta de que não era uma pessoa do outro lado.

Com os chatbots já é possível passar informações e orientações aos clientes, assim como contribuir para o ensino e aprendizagem de pessoas de todas as idades. Eles, não necessariamente, precisam estar em um computador. Mais a frente, vamos conhecer exemplos de chatbots que são muito mais do que uma simples minitela no seu computador.

Eles são alimentados por um banco de dados no qual são cadastradas perguntas e respostas mais comuns. Esses bots usam a inteligência artificial para se comunicarem por meio de conversações naturais. Em alguns exemplos, eles são capazes de aprenderem a cada interação. Assim, tornando-se ainda mais eficiente na comunicação!

A área Machine Learning faz parte da Inteligência Artificial e quer dizer aprendizado da máquina. É essa parte que desenvolve o aprendizado da máquina. Assim, com o tempo, os robôs poderão desenvolver atividades, sem que tenham sido programados para isso, inicialmente. Não é se trata de futuro, na verdade. O corretor do seu celular traz sugestões de palavras, considerando o que você costuma digitar, em sequência às palavras que você vai digitando.

Lojas virtuais, operadoras de telefonia e diversas outras empresas utilizam dessa inteligência para responder ao público, passar orientações e tirar dúvidas.

Podemos citar como tipos de chatbots:

  • Chats: propriamente dizendo, os chats que estão disponíveis nos sites e/ou plataformas de interação, por onde você pode digitar seus dados e interagir digitando perguntas e aguardando as respostas.
  • Voz: sistemas com o reconhecimento da voz permitem uma comunicação mais completa. Também tão eficaz quanto os chats.

Por que usar os chatbots?

O uso dos robôs no atendimento ao cliente é uma tendência tecnológica. Essa prática é tão benéfica para a empresa quanto é para os clientes. Podemos destacar como principais vantagens:

  • Atendimento online 24 horas — sem restrições. A qualquer momento do dia os seus alunos terão um professor capaz de solucionar as suas dúvidas.
  • Garantia de controle de qualidade — ao cadastrar as mensagens e durante a evolução do robô, você consegue controlar o que está sendo dito e tudo que pode ser respondido pelo seu chat. Assim, tem nas suas mãos a qualidade que está sendo prestada aos alunos e clientes, sem intervenção humana.
  • Garantia de padronização — a comunicação via chat estará na linguagem e padrão que a empresa espera. Isso é importantíssimo para manter o alinhamento da comunicação e atender às expectativas de todos que irão interagir com o bot.
  • Redução de custo com atendimento — com menos gente envolvida com o retorno dos chats dos clientes, você reduz o custo com pessoas. Ou até pode direcioná-las a funções mais estratégicas e complexas. Assim, o trabalho repetitivo, operacional e que possui muita demanda fica por conta do robô.

Para a implementação de chatbots, você precisa catalogar as possíveis perguntas e respostas mais comuns nas conversações de seus clientes. É nesse momento que você deixa registrada a forma como você deseja se comunicar com 100% das pessoas que se comunicam com sua empresa/instituição de ensino.

Ao implementar, é importante ter alguns cuidados para que consiga manter a segurança da tecnologia usada em chatbots.Para isso, contrate uma empresa especializada. Com esse suporte será possível prevenir invasões, garantir a segurança dos dados da empresa e dos clientes e garantir uma experiência positiva do seu atendimento para seus clientes.

3. Onde os chatbots já estão sendo utilizados?

As empresas já sabem o poder da automatização e o quanto ela agrega. Dessa maneira, investir em inteligência artificial faz parte do cotidiano de muitas delas. Veja alguns exemplos de onde os chatbots estão sendo utilizados:

Atendimento a clientes

Como já citamos, clientes poderão ser atendidos dessa forma. As perguntas mais comuns poderão ser respondidas pelos bots. Muito comum na em e-commerces e demais sites e blogs.

Captação de leads

Janelas de chat podem estar sempre visíveis durante a navegação do usuário em seu site. Quando for acionado, poderá recolher informações sobre esses possíveis clientes, para que ele seja direcionado para a equipe de vendas.

Ensino e aprendizado

Essa ferramenta é inovadora. O seu chatbot pode ser um professor online 24 horas para tirar dúvidas ou orientar os alunos que precisarem, além de prestar suporte à secretaria, por exemplo.

Pesquisas de satisfação

São uma forma prática e dinâmica de coletar as opiniões de seus clientes. Assim, é possível coletar mais informações dos usuários do seu produto, porque estarão mais à vontade para falar sobre.

Para funções mais complexas

São chats que têm a capacidade de aprenderem durante as conversações.Que possuem em sua estrutura mecanismos de Machine Learning. Dessa forma, é possível que ele consiga responder questões um pouco mais elaboradas, elevando o nível do atendimento.

Quais são os exemplos de utilização dos chatbots?

Siri

A Siri é a assistente virtual da Apple. Quem tem um iPhone conhece as funcionalidades desse recurso. A robô eficiente dá o status da agenda, do que está acontecendo no mundo e muito mais. Basta perguntar, que ela responde. Tudo isso graças a paremetrização feita entre o aplicativo, as informações da rede e do usuário.

SAC

O Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) das empresas está ganhando outra cara. Os chatbots estão assumindo essa atividade. Esse recurso ajuda os clientes a rastrear o envio de produtos, realizar reclamações ou saber mais informações sobre a empresa. Logo, um serviço de alta demanda e repetitivo, que já foi otimizado.

Serviços Governamentais

Mais um ramo que os bots já começaram a dominar. Um exemplo é o estado de São Paulo equipou, recentemente, o serviço Poupatempo. Ao acessar a página do serviço, o cliente inicia o chat pelo messenger do Facebook. Por lá é possível ter o atendimento para várias situações.

Treinamentos

Várias empresas já usam o chatbot para aplicar treinametnos e avaliar por meio de prova virtual o desempenho de funcionários quanto aos processos vigentes e produtos comercializados.

4. Como o processo de ensino-aprendizagem pode se beneficiar com a Inteligência Artificial?

De forma ampla. O uso dos chatbots no ensino e aprendizagem beneficiam alunos, professores e a parte administrativa da instituição de ensino. Por meio da inteligência artificial e do Machine Learning, é possível desenvolver uma ferramenta capaz de contribuir para o aprendizado dos alunos e outros benefícios, como:

Segurança

Os alunos se sentirão mais seguros durante os estudos, se tiverem a oportunidade de falar com um professor que estará lá 24 horas para atendê-lo. Assim, se pintar uma dúvida, eles podem recorrer ao bot que estará lá para ajudar.

Organização

Toda a escola ganha com bots capazes de passar orientações importantes aos alunos, sobre os eventos, reuniões, normas e novidades a respeito da escola. Com os alunos orientados, será mais fácil manter a organização.

Comunicação

Além de emitir avisos, essa é uma forma de se relacionar com os alunos e/ou responsáveis. Estabeleça um meio de conversar e estar disponível para que todos tenham acesso fácil à escola e sintam-se bem atendidos, próximos e informados sobre tudo que está acontecendo de importante.

Apoio à família

Escolas e demais instituições de ensino vivenciam as dificuldades do aluno fora da escola também. Ter um local por onde estabelecer um diálogo de acompanhamento entre escola, aluno e família é um importante passo para garantir o bem estar de todos.

Bots estão aprovados por quem entende de tecnologia

Ao citarmos todas essas funcionalidades entendemos por que Bil Gates se demonstrou tão positivo a implementação de bots para auxiliar os estudantes. Em entrevista ao The Verge, Gates afirmou que,

sempre que se sente confuso, envia um e-mail a um amigo inteligente para pedir orientação ou para checar se entendeu corretamente uma ideia complicada.

O sistema de aprendizagem e ensino acaba se beneficiando com a utilização dos bots. E é simples entendermos isso. Ter ao alcance das mãos, 24 horas por dia, uma um robô amigável para atenderem aos alunos quantas vezes eles quiserem, sem ficar irritado, é uma excelente ajuda.

É importante reforçar que a inteligência artificial, neste caso, demanda a aprendizagem contínua. Isso significa que a base do chat deverá estar sempre atualizada, para que os alunos tenham a devida orientação.Caso não haja atualização suficiente para responder alguma pergunta ou a questão seja muito específica, deverá haver um professor plantonista para auxiliar nas questões.

Para que fique ainda mais clara a utilização dos chatbots na educação, a gente reservou alguns cases de sucesso de implementação, para te inspirar!

5. Como usar os chatbots na educação?

Com o apoio de uma empresa especializada nesta implantação, alimente a base do bot com o conteúdo que deseja compartilhar com os estudantes.

Após essa configuração, estipule a linguagem e o tipo de comunicação que você pretende estabelecer com os usuários do chat. Após realizado, estabeleça a forma de contato e por que meio deseja se comunicar com os alunos. Chat, voz, totens na escola, enfim. Opte por aquilo que mais tem a cara dos seus alunos!

Veja alguns exemplos de como esses chats poderão ser utilizados na educação:

Para comunicar

Por meio de bots que podem ser enviados e consultados pelos alunos, é possível compartilhar comunicados e avisos da instituição de ensino para os matriculados e/ou responsáveis. Datas de provas, suspensão de aulas, mudanças nos quadros de horários, entre outros.

Para motivar

A escola pode enviar a toda comunidade de pais, alunos e funcionários mensagens que estimulam os alunos. Dicas de estudos complementares, turmas extra ou a orientação para o aluno se esforçar um pouco mais, são exemplos de mensagens. Outro tipo de mensagem pode ser enviada para os próprios pais, com o objetivo de informar sobre o desempenho dos filhos ou para estabelecer um melhor relacionamento.

Para ensinar

Neste caso, a grade curricular pode ser integrada a base do robô ou essa base pode ser alimentada pelos professores. Por meio desse chatbot, os alunos terão a oportunidade de consultar o material aplicado em sala de aula. Além disso, disponibiliza um bot de apoio, para responder às questões dos alunos 24 horas por dia.

Outra forma seria uma plataforma por onde os professores conseguem visualizar quantos alunos acessaram as atividades, quais foram eles e que notas que eles tiraram. É uma perfeita ferramenta para que os alunos tenham ainda mais estímulo para realizar as atividades.

Para tirar dúvidas

A partir de quando ele é alimentado com as informações sobre o conteúdo disciplinar, os alunos podem aproveitar o momento de estudo para tirar dúvidas com o robô. Assim, estarão usando da inteligência artificial e do robô e do dinamismo do chat para fazerem as perguntas que precisarem sobre o conteúdo.

Esse item não está relacionado apenas aos conteúdos da grade curricular. Os matriculados podem aproveitar esse recurso para tirarem dúvidas relacionadas à secretaria e financeiro. É mais uma oportunidade de redução de custos e melhoria na qualidade de atendimento para a instituição de ensino.

6. Cases de sucesso

Separamos algumas excelentes inspirações de utilização do chatbot que tem dado muito certo!

6.1. Exemplo dos Cognitoys

Um bom exemplo de bot é o aplicado pela Cognitoys. A fábrica produziu dinossauros de brinquedo capazes de conversar, matar charadas, responder perguntas, cantar músicas, contar histórias, jogar, soletrar palavras e aprender mais em cada interação. Ele conversa com naturalidade com as crianças.

De forma natural, esse brinquedo ensina crianças. A inteligência artificial, nesse caso, interage com naturalidade com as crianças, como um coleguinha com quem as crianças também podem brincar e se divertirem.

Tudo isso é possível graças aos chatbots que são alimentados por sistemas de processamento robustos, que compreendem, analisam e respondem. Esse exemplo ilustra muito bem o que seria um bot que se desenvolve constantemente, capaz de contribuir com a rotina de aprendizado das crianças.

6.2. O caso do professor da Georgia

Considerando que os bots poderiam, então, atuar na educação e aprendizagem, Ashok Joel, professor da Georgia Institute of Technology decidiu experimentar. Ele integrou Jil Watson, da IBM, como professora assistente do curso de inteligência artificial. A assistente resolveu 13% das 10 mil questões do fórum online do curso, com 97% de exatidão.

No mesmo ano, após passar por aprimoramentos, Jil Watson foi capaz de responder a 40% das questões. Assim, reduzindo quase a metade do esforço professores dedicados a essa atividade. Garantindo a mesma qualidade e assertividade das respostas. Esse é um exemplo clássico onde foi possível reduzir custos, poupando professores da repetitiva atividade de responder às perguntas dos fóruns.

A cada aprimoramento, os chatbots desenvolvem mais capacidade de compreensão e interpretação das perguntas dos alunos, podendo ampliar ainda mais o suporte naquela aprendizagem.

6.3. O chat do Duolingo

O Duolingo é um site onde os alunos podem aprender idiomas por meio de exercícios que são disponibilizados e avaliados pelos bots. Durante todo o processo de aprendizado, os estudantes se comunicam com o chatbot que entende, avalia e responde ao aluno sobre o seu resultado.

Tudo é possível graças aos dados que estão disponíveis na plataforma de tradução de textos. O processo permite que os alunos progridam nas lições. Com estrutura autodidata interativa e a estrutura bem parecida com a de um joguinho, foi um sucesso.

O aplicativo está disponível para Windows Phone, Android e iOS e é 100% grátis! Ou seja: os alunos estudam e aprendem com facilidade sem pagar nada por isso. Com certeza é um belo exemplo de aplicação da inteligência artificial a serviço do ensino e aprendizagem.

7. Quais as vantagens do uso dos chatbots na educação?

Depois de conhecer um pouco mais sobre a inteligência artificial, Machine Learning e os chatbots, fica mais fácil entender por que usar essa tecnologia vai ser tão positivo para sua instituição de ensino. Você só tem a ganhar em dinamismo e eficiência de ensino, além da redução de custos no na escola.

Viu também que ele vai contribuir ainda mais na execução de processos internos. A partir da utilização dos chatbots, vai ser possível organizar melhor as funções na escola para que os profissionais gastem menos tempo com a repetitiva atividade de responder vários alunos e pais de alunos. Podendo, então, estar voltados para ações mais estratégicas.

Listamos abaixo algumas vantagens em especial, que serão resultado da aplicação dos chatbots na rotina de aprendizado da sua escola.

Satisfação

Você vai levar aos seus alunos a satisfação de estarem sempre entendidos sobre a matéria, vai facilitar o contato dele com a escola e ainda vai chegar ainda mais perto deles: a escola estará em todos os meios eletrônicos por meio da internet. É um jeito de estar sempre com eles, em seus celulares, tablets ou computadores. De todas as formas vai ser possível estar ao seu alcance de forma dinâmica e prática.

Assistência qualificada

Os pais e alunos terão a assistência qualificada da escola disponível para seu atendimento. Assim, cada urgência que pintar ou a cada vez que sentirem a necessidade de se comunicarem com a escola, façam isso com poucos cliques.

Tendência

Estar na tendência comercial é um passo adiante para que sua escola ou instituição de ensino esteja competitiva no mercado e seja melhor vista pelos pais e alunos que vierem perguntar sobre os diferenciais da escola.

Além de tudo isso, não podemos deixar de citar a capacidade que a inteligência artificial tem de evolução e o quanto ela já contribui para empresas de diversos segmentos e tamanhos. Acompanhe a tendência e torne esse um diferencial para a sua empresa!

E então? Está pronto para experimentar os recursos de um chatbot na sua empresa? Então comece já a fazer o seu planejamento! Só não se esqueça de que contratar uma empresa especializada vai fazer toda a diferença na hora da implementação do bot.

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