Robôs de venda e atendimento do cliente: 4 vantagens em ter um em sua empresa

Você já conhece o chatbot? É uma ferramenta tecnológica que está começando a dominar segmentos importantes do mercado, principalmente com foco no atendimento do cliente. O chatbot é a mistura da função de chat on-line com as habilidades de um robô e é capaz de realizar tarefas simples, como identificar as necessidades do consumidor e respondê-las de forma satisfatória.

Muito mais do que isso, os bots interagem, de fato, com os clientes. Isso passa a sensação de que o atendimento está sendo feito por alguém real, já que tudo acontece por meio de mensagens de texto. E são praticidades como essa que têm atraído muitos empresários que buscam as melhores soluções para suas marcas e têm gostado dos resultados.

Você se interessou pelos chatbots? Saiba que as vantagens não param por aí! Confira a seguir quatro benefícios de ter um em sua empresa!

1. Agilidade no atendimento do cliente

Imagine a seguinte situação: a sua equipe de atendimento está sobrecarregada por conta das vendas de fim de ano. Infelizmente, existe uma grande fila de espera de clientes pelo chat on-line da sua empresa. Você começa a se perguntar como pode resolver essa situação, que tende a ficar mais intensa nos próximos dias. E agora?

Com o chatbot, esse problema será contornado de um jeito prático e tranquilo, tornando o atendimento do cliente muito mais ágil e eficiente. E dá para entender os motivos: o chatbot pode iniciar o contato com o consumidor, a fim de identificar quais são as suas necessidades. Inclusive pode responder às dúvidas mais simples e, assim, resolver o problema.

Tudo isso sem precisar envolver um colaborador real, pois os bots conseguem sozinhos encontrar soluções menos complicadas. Já nos casos mais complexos, eles também são capazes de direcionar o cliente para o atendimento certo com um funcionário. Incrível, não é?

2. Redução de custos

Como mencionado, o chatbot pode realizar um atendimento simples sem necessariamente contar com a ajuda de um colaborador da sua empresa. O que isso significa? Uma redução de custos imediata na contratação de mão de obra, ajudando ainda mais você a manter o foco em outras áreas da empresa que precisam de investimentos e melhorias.

Sem contar que os bots não demandam manutenção constante, e, mesmo quando é preciso, o gasto que você terá nem se compara ao custo de manter uma equipe ainda maior de funcionários, já que isso envolve diversos pagamentos como salário, benefícios trabalhistas, horas extras, e por aí vai.

Ou seja: o chatbot ainda é um aliado perfeito para que você consiga economizar, atender melhor o cliente e crescer em meio aos concorrentes! Lembre-se, também, de que você consegue fazer verdadeiras maratonas de vendas usando o chatbot como braço direito do seu negócio, colocando-o à frente dos primeiros atendimentos e aumentando o faturamento.

3. Melhora da satisfação dos clientes

Qual marca não quer ver os seus clientes felizes e satisfeitos com o atendimento? Na verdade, esse é um dos principais objetivos de um empresário, certo? Então, mais uma vez, o chatbot se torna a ferramenta ideal para que você alcance essa meta e, ao mesmo tempo, aumente as chances de fidelizar o cliente.

Vale reforçar que o consumidor tem priorizado empresas que não o façam perder tempo com atendimento. Além disso, o comprador de hoje está cada vez mais exigente, chega até você já sabendo o que quer e também já conhecendo a prática da concorrência. Isso significa que você não só pode como deve se destacar e oferecer o melhor atendimento possível.

E a satisfação do cliente será notada logo nos primeiros atendimentos. Já que ele não precisará esperar para ser atendido e, melhor ainda, poderá entrar em contato com você sempre que precisar, não importa se for durante o horário comercial ou após, e até mesmo de madrugada. O chatbot amplia o horário do seu atendimento!

Não se esqueça de usar essa informação a favor do seu negócio: divulgue em todos os canais de comunicação que você tem, como redes sociais e WhatsApp, que o cliente não precisa esperar até o dia seguinte se ele tiver alguma dúvida, bastando enviar a mensagem que deseja e ser respondido com a direção certa para que consiga comprar o que precisa.

4. Aumento de vendas

Todas essas vantagens levam você, naturalmente, a um dos melhores resultados que uma empresa deseja: o aumento de vendas. Com um atendimento rápido e eficaz, sem burocracias e dificuldades, resposta simples e direta ao cliente, e possibilidade de contato a qualquer hora do dia, o chatbot realmente surpreende.

Não é à toa que as suas vendas serão maiores e com alto grau de qualidade, sofisticação e margem de erro quase zero, já que a ferramenta pode realizar tarefas com a habilidade da inteligência de um robô. O cliente percebe logo, quando escolhe o seu serviço, que ali ele pode confiar e ter a certeza de que será bem atendido.

Isso impacta também na divulgação da sua empresa, já que o consumidor provavelmente indicará a sua marca para amigos e familiares, pois teve a melhor experiênciade compra com você e sabe que a companhia tem credibilidade. Não se esqueça também de que a sua imagem será de uma empresa moderna e conectada com as tendências de mercado.

Quando um cliente decide fazer compras, ele realiza uma verdadeira seleção das empresas disponíveis no mercado. E, com certeza, vai optar pela companhia que mais apresentar recursos para que ele seja, de fato, bem acompanhado em todas as fases da sua compra. E nada melhor que usar os bots para esse efeito!

Como você pode notar, o chatbot é uma ferramenta excelente para o atendimento do cliente. A sua tecnologia é eficiente e necessária para quem quer crescer em vendas, fazer contato com o público e ainda economizar com o quadro de funcionários. Os bots são os parceiros ideais para todos os seus objetivos mais desejados e oferecem a segurança que você precisa!

Gostou? Continue a leitura com o post sobre como mensurar os resultados de uma estratégia de marketing!

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