Entenda como grandes bancos mundiais estão usando Chatbots

Engana-se quem pensa que o uso de chatbots por empresas do setor financeiro é algo que acontecerá no futuro. As tecnologias de Inteligência Artificial já são realidade em muitas instituições. Bancos, por exemplo, são grandes adeptos desse tipo de tecnologia e vêm investindo fortemente em ferramentas e assistentes virtuais.

Organizações financeiras do mundo inteiro já apresentaram assistentes virtuais capazes de facilitar a vida de seus clientes. Os maiores objetivos são a interação com os consumidores e o auxílio em transações simples e recomendações relacionadas à economia.

Mas, se você ainda não conhece os detalhes sobre como esse tipo de tecnologia pode beneficiar, continue a leitura e descubra as vantagens de se implementar assistentes virtuais nas rotinas administrativas de um empreendimento. Temos certeza de que você conseguirá visualizar a realidade de sua empresa sendo solucionada por um assistente virtual.

Mastercard e a praticidade via Facebook

Já imaginou poder acessar sua conta no banco de forma segura e rápida sem precisar se dirigir a uma agência ou instalar um app? É exatamente essa a praticidade proposta pelo Mastercard. Por meio de um bot sincronizado ao Messenger (aplicativo de mensagens instantâneas do Facebook), o cliente consegue ter acesso a informações como saldo em conta e histórico de compras, além de poder realizar pagamento de faturas.

Com tal sincronização, a Mastercard pretende conquistar mais clientes para seus serviços digitais. Muita gente ainda tem receio ou desconhece os benefícios dos acessos digitais, no entanto, como o Facebook é a rede social mais popular do mundo, é bem provável que mais clientes utilizem o serviço.

A assistente digital do Bank of America

Um dos maiores bancos dos Estados Unidos já tem implementado os chatbots em diversas áreas. O BofA, como também é conhecida a instituição, utiliza assistentes digitais capazes de auxiliar na cobrança e no oferecimento de serviços complementares. Eles funcionam como verdadeiros atendentes de telemarketing virtual.

Outro chatbot utilizado pela instituição é a Erica, uma assistente capaz de se comunicar com clientes por meio de voz e de texto. Ela auxilia os clientes na tomada de decisões em relação ao dinheiro investido. Além de enviar notificações, a Erica também identifica formas de economizar dinheiro e realiza o pagamento de contas dos usuários.

American Express e a possibilidade de realizar compras via rede social

Semelhante ao chatbot utilizado pela Mastercard, o AmEx também é sincronizado com o Messenger. O assistente fornece informações sobre as compras realizadas instantaneamente, além de fazer recomendações financeiras e ofertas de benefícios. Entretanto, o maior trunfo deste bot é a função “adicionar cartão”, que permite ao usuário a realização de compras via Facebook com pagamento realizado mediante dados do cartão de crédito, tudo de forma bastante segura.

A ideia é que os usuários possam realizar todo o processo de compra sem a necessidade de se desconectar da rede em que passam a maior parte do dia. A funcionalidade tem recebido muita aderência e vem ganhado constantes atualizações.

O uso de chatbots por instituições financeiras do Brasil

Embora ainda aconteça de forma tímida, o uso de assistentes virtuais também vem ganhando cada vez mais mercado em nosso país. Alguns dos maiores bancos do Brasil já apresentam modelos de chatbots capazes de auxiliar clientes em funções do cotidiano.

Itaú e o chatbot que dá dicas financeiras

Em 2017, o Itaú apresentou o Alaor, seu novo assistente digital que funciona conectado ao Facebook Messenger. O assistente dá dicas simples sobre economia, poupança e investimento para pessoas comuns, isto é, pessoas físicas. Para entrar em contato com o chatbot, basta acessar a área de mensagens instantâneas da página oficial do Itaú e digitar #Alaor ou #FalarComAlaor.

BIA a atendente automática do Bradesco

O app do Bradesco conta com a BIA (Bradesco Inteligência Artificial) desde o final de 2017. A assistente é capaz de auxiliar os clientes a realizar consultas, pagamentos e transferências bancárias por meio de comandos de voz e texto. A tecnologia utilizada pela assistente virtual é baseada nos algoritmos do Watson, computador inteligente da IBM.

Banco do Brasil e o chatbot de FAQ

Assim como o Bradesco, o Banco do Brasil também desenvolveu um assistente virtual com base na tecnologia do Watson. O chatbot foi programado para responder às perguntas mais comuns entre seus mais de 2 milhões de usuários.  A especialidade do chatbot são as dúvidas relacionadas a cartões de crédito, mas seu banco de dados possui respostas para mais de 7 mil perguntas.

Confira uma lista de outros bancos que também utilizam os chatbots:

  • JPMrgan Chase. Utiliza assistentes virtuais em operações de backoffice;
  • Capital One. Lançou o Eno, um assistente que ajuda os clientes a administrar seu dinheiro por meio do smartphone;
  • Santander. Permite consulta de saldo, transações bancárias e reports de roubo de cartão por meio de biometria de voz;
  • Ally Bank. Uma das primeiras instituições financeiras do mundo a utilizar chatbots. Criou o Ally Assist, um chatbot que se comunica com os clientes por meio de mensagens de voz e texto.

Os assistentes virtuais ao redor do mundo

Além dos bancos citados nesse post, instituições financeiras como grupos de investimento também vêm investindo cada vez mais em tecnologias de inteligência artificial. O principal objetivo das empresas é otimizar a experiência do usuário, tornar as áreas de suporte mais ágeis e eficientes e automatizar tarefas a fim de economizar e diminuir erros causados por falhas humanas.

E tudo isso só é possível graças ao desenvolvimento da inteligência artificial. Pesquisas apontam que 78% dos executivos ao redor do mundo apostam na IA como nova ferramenta para melhorar a interação com o cliente e que em no máximo 3 anos ela será a principal tecnologia mediadora entre banco e cliente.

Como podemos perceber, muitas instituições já investem em IA como ferramenta interna e externa de automação de tarefas e interação entre colaboradores e clientes. Com o aprimoramento das ferramentas, esses investimentos tendem a aumentar cada vez mais.

Mas não se engane, esse tipo de tecnologia não é de uso exclusivo de empresas de grande porte. Muitas PMEs têm desenvolvido sistemas complexos e eficientes sem necessariamente desembolsar uma fortuna em investimentos e pesquisas tecnológicas.

Como você pode notar, o uso de chatbots é muito variado e versátil. Aliás, um dos fatores mais interessantes na IA é a capacidade de aprendizado dos chatbots. A essa característica, dá-se o nome de Machine Leraning. Saiba tudo sobre esse conceito e descubra como implementá-lo na rotina de sua empresa.

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