As estratégias de marketing digital evoluem conforme as tecnologias surgem. Novas estratégias e recursos aparecem para resultados atraentes e a conquista de passos de progressão e, entre eles, está uma importante necessidade das empresas: gerar leads.
Para isso, os chatbots são uma das tecnologias que apresentam melhores resultados, de várias formas diferentes. Eles também são úteis em fins de atendimento ao cliente, em pesquisas e em ferramentas para ensino-aprendizagem.
Quer saber mais sobre como gerar leads usando chatbots? O post a seguir vai mostrar 5 formas valiosas para obter sucesso com essa ferramenta. Veja!
1. No diálogo por meio do site
O uso mais recorrente do chatbot é em ferramentas de chats para atendimento ao cliente em diversos sites. Já é muito comum, para os visitantes, o acesso a uma página e a recepção de uma mensagem automática, em que algum tipo de direcionamento, ou oferta de ajuda, aparece de forma pontual.
É possível que seja desenvolvido um diálogo com esse visitante, questionando sobre suas intenções no site, de forma solícita. Por essa ferramenta, também é possível colher dados para gerar leads, de maneira muito sutil e interessante também para aquele usuário que visita a página.
Desse modo, no momento em que o visitante abre a home, o chatbot automaticamente envia uma mensagem no chat, oferecendo ajuda com qualquer possível dúvida e, com o desenvolvimento do diálogo, há a possibilidade de geração de um lead.
Entre essas mensagens, pode estar o envio de ofertas por e-mail, uma proposta de assinatura de uma newsletter, o oferecimento de um e-book e outras formas.
2. Com a oferta de conteúdo
O conteúdo é fundamental para engajar atualmente. Além disso, essa oferta de algo útil para o consumo do visitante de um site ou do seguidor de uma página representa uma maneira relevante de conseguir uma aproximação bastante natural, com a intenção de gerar leads e conduzi-los para a conversão em clientes. Há maneiras práticas e automatizadas de alcançar isso com muita eficiência.
É cada vez mais comum, ao curtir uma nova página no Facebook, por exemplo, que logo após o usuário receba uma mensagem no Messenger, de origem do perfil com o qual acabou de interagir. Nessa mensagem, consta um pequeno texto de boas-vindas e uma oferta de conteúdo interessante para tentar atrair atenções.
O constante fornecimento desses conteúdos é uma premissa interessante, sem ser abusiva, para que a empresa consiga ofertar algum tipo de material avançado, ou, até mesmo, uma newsletter. É justamente nesse momento que existe a oportunidade de conseguir um lead.
3. Na integração com a ferramenta de vendas
Alguns usuários de Internet farão compras ou visitarão sites mesmo sem nunca terem sido leads antes. Pesquisas diretas em sites de busca oferecem resultados eficientes, que redirecionam diretamente até o que o cliente deseja, e isso, muitas vezes, basta para que um e-commerce consiga atrair usuários.
Por esse motivo, existem as estratégias de SEO. Mas, ainda assim, é interessante conseguir um lead.
Durante essa visita, e na navegação pela página, vários tipos de interação podem ser feitas com ajuda da inteligência dos chatbots. Usuários de Internet gostam de conteúdos e ofertas segmentadas de acordo com suas preferências, então, é importante atuar assim.
Desse modo, é fundamental tornar a experiência mais interessante, o que automaticamente gera oportunidades de leads.
É possível questionar aquele usuário sobre as suas preferências, para, logo em seguida, mostrar a ele uma tela segmentada, com todos os produtos da preferência, solicitando simplesmente que ele marque algumas opções e insira seu e-mail.
4. Em cadastros simples de visitantes
Tem sido cada vez mais comum o marketing de conteúdo. Com o uso dessa estratégia, as empresas geram conteúdos interessantes com a proposta de engajar, aumentar o fluxo de visitantes e deixá-los sempre próximos.
Isso tudo por meio de materiais, como textos e vídeos, que tenham relação direta com o negócio e sejam, de fato, relevantes para o visitante.
O acesso do usuário a páginas como essas pode ser o fator de ativação dos chatbots, que, automaticamente, disparam uma janela no centro da tela desse usuário, com mensagens simples e objetivas.
Elas podem também usar criatividade, sempre em um tom adequado, questionando o usuário sobre o desejo de receber outros conteúdos daquele em primeira mão, demandando respostas simples, como sim ou não.
Essa simples ação, em caso de resposta positiva, pode gerar um lead, por meio de um cadastro de e-mail, ou, até mesmo, de uma solicitação para curtir uma página no Facebok, que também é uma outra forma eficiente de conseguir o contato do usuário. Um lead é gerado e as chances de converter esse usuário em cliente aumentam.
5. Durante a solicitação de um atendimento
Para alguns usuários, é necessário solicitar um atendimento para alguma questão, então, é comum solicitar alguns dados básicos para dar prosseguimento a essa interação com o chatbot. Entre eles, está o e-mail — a informação mais básica para conseguir um lead e que funciona da forma mais eficiente.
Diante desse dado, é possível seguir com o envio de conteúdos interessantes por meio desse contato, de forma que seja despertado, no cliente, o interesse de retornar ao site para ter acesso àquilo que foi oferecido. Também é possível enviar ofertas especialmente em algumas ocasiões, como em liquidações, em que o desejo de compra será maior.
Para que tudo isso saia como planejado, é fundamental atentar à importância de realizar um atendimento de qualidade, de modo que a solicitação desse cliente seja atendida com sucesso, mostrando-se disponível.
É preciso obter resultados positivos ao resolver a questão, mostrando o engajamento da empresa em proporcionar a melhor experiência. Caso contrário, esse lead conquistado pode ser facilmente perdido.
O bom uso dos chatbots pode trazer frutos extensos às empresas, desde que a configuração deles seja feita da maneira correta. É importante também entender que, quanto melhor o conteúdo, mais propenso o usuário estará a oferecer dados e concordar com ações.
Gerar leads é essencial para conseguir aproximação e transformar aquele visitante em um cliente, fidelizando suas ações e fazendo com que, a cada dia mais, ele esteja interessado pela empresa e engajado.
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