Taxa de rejeição: entenda por que os usuários abandonam seu site

O objetivo do site de toda empresa é comercializar os seus produtos ou serviços de forma eficaz e fazer com que os prospects entrem em contato.  Mas se você não consegue atrair as pessoas ou fazer com que elas permaneçam ali, está na hora de estudar a taxa de rejeição do seu site.

É fundamental acompanhar algumas métricas para garantir o sucesso de uma estratégia de marketing digital. E uma métrica que desperta muitas dúvidas e preocupação é a taxa de rejeição. Você sabe o que ela significa e como impacta os resultados da sua empresa?

Antes de explicarmos os possíveis motivos para seus clientes não se sentirem atraídos pelo seu site e te ensinar como reverter isso, precisamos te fazer entender o que é a taxa de rejeição e por que ela é uma métrica tão importante para o site do seu negócio. Vamos lá?

O que é taxa de rejeição?

O bounce rate — taxa de rejeição em inglês — sinaliza o percentual de sessões nas quais as pessoas saíram do seu site sem interagir com sua empresa. Ou seja, essa taxa representa todos aqueles visitantes que chegaram no seu site — possivelmente por meio de uma landing page — e que, por algum motivo, saíram sem apresentar qualquer tipo de ação.

Imagine a seguinte cena: um usuário encontra o seu site — seja por meio de uma landing page apresentada em alguma rede social, seja por causa de uma busca rápida no Google —, mas algo não o agrada e ele clica em “voltar”, fecha a aba ou apenas digita o endereço de outro site.

A taxa de rejeição revela esses tipos de situações nada positivas para o site de um negócio. É importante entender os “visitantes de uma página só” e o motivo para eles entrarem e saírem do site sem clicar em nenhum outro link. Se esse for o caso da sua empresa, você precisa reduzir a taxa de rejeição do seu site.

É preciso planejar adequadamente a experiência do usuário. A User Experience (UX) é uma estratégia que consegue conciliar os objetivos, anseios e satisfação dos usuários com os objetivos do produto. Para isso, eles devem ser incluídos no projeto a todo momento por meio de pesquisas do usuário e testes de usabilidade.

O objetivo da UX é atender às necessidades individuais do cliente de forma simples, acessível e sem incômodo ou confusão.  Com a experiência do usuário, você compreende o consumidor e une os serviços de várias disciplinas — como engenharia, design e marketing —, sendo possível projetar uma experiência no seu site que combine com ele e atenda às suas necessidades.

Dessa forma, a taxa de rejeição do site diminui e ainda é provável que aumente a taxa de conversão do negócio!

Por que é importante diminuir a taxa de rejeição?

O seu usuário é o seu cliente (ou pode vir a ser), então a resposta chega a ser óbvia: você quer que o cliente goste do seu produto ou serviço. Quando um usuário entra no seu site e sai sem demonstrar ação ou envolvimento com a marca, normalmente, isso pode significar que ele não encontrou o que estava procurando ou que a usabilidade da página não pareceu atraente para continuar com a navegação.

Uma alta taxa de rejeição indica que seus visitantes não estão buscando mais conteúdos no seu site, não estão se transformando em contatos e, muito menos, em clientes.

Mas qual percentual de taxa de rejeição é aceitável para o seu site? Segundo uma pesquisa do SemRush, um bounce rate na faixa de 26% a 40% é excelente. Entre 41% a 55% pode ser considerada a média. Já de 56% a 70% está acima da média, mas, dependendo do site, pode não ser motivo de alarme. Acima de 70% já pode ser preocupante.

A taxa de rejeição geralmente está relacionada à qualidade do conteúdo ou a algum problema de navegação da página, e tudo isso pode impactar o desempenho do seu site com o Google. Portanto, invista em práticas para fidelizar seus usuários, otimizando a navegação, eliminando erros e reduzindo o tempo de carregamento da página.

Por que os usuários abandonam o seu site?

Qualidade do conteúdo

O seu site precisa ter conteúdo de qualidade e não apenas referências genéricas sobre a sua empresa. Preocupe-se em manter a coerência das informações passadas, evite erros de português (isso pode ser determinante para perder a credibilidade da marca) e seja objetivo no que for passar para o leitor.

Um conteúdo de qualidade considera em qual etapa do funil de vendas o seu público-alvo está e sabe como se relacionar com ele. Com isso em mente, permita que seus usuários entendam quem é sua empresa além dos informes formais e o que ela tem de bom para oferecer.

Excesso de informação visual

É muito desagradável quando você abre uma página na internet e vários banners e janelas aparecem em locais desapropriados no site. O excesso de cor e informação tira o foco daquilo que realmente importa, prejudicando a leitura e o interesse do usuário pela sua empresa.

O visual do seu site é importante para o leitor, por isso tenha cuidado com o design dele. Evite imagens de baixa resolução, pop-ups, anúncios que redirecionem o usuário para outra página, ícones desproporcionais e cores sem combinação e propósito. O seu site deve possibilitar a navegação de modo simples e ter um layout atraente, com cores e elementos visuais que harmonizem entre si.

Demora para carregar

Na internet, as pessoas querem tudo para já! Para ontem! Elas estão com pressa e sites que demoram para carregar as fazem perder tempo. Normalmente, se o usuário permanece mais do que três minutos aguardando uma página recarregar é porque ele reconhece a marca.

Se a sua empresa ainda não possui essa autoridade de marca, seu site precisa carregar rapidamente para que seus potenciais clientes não esperem. Assim sendo, garanta que seu site seja leve, com layout atraente e conteúdo bem distribuído pelos menus para facilitar a divulgação dos seus produtos ou serviços.

Layout não responsivo

De acordo com dados divulgados recentemente pelo IBGE, em 2016, o celular se consolidou como o principal meio de acesso à internet nos lares brasileiros. De acordo com a pesquisa, 80,4% de acesso à internet se deu por meio do celular, 76,60% por meio de microcomputador, 21,90% por meio de tablet, 4,9% por televisores e apenas 0,9% por meio de outros dispositivos.

Tendo esses números em vista, fica claro o quanto a responsividade é extremamente importante. Portanto, verifique se o seu site está adaptado a acessos mobile, pois a experiência do cliente durante a navegação no site é fundamental para a decisão de compra do produto ou serviço.

Agora que você já sabe o que é a taxa de rejeição e o quanto essa métrica é importante para os ganhos da marca, é só caprichar no UX e seguir nossas dicas para que os usuários não abandonem mais o site da sua empresa.

Lembre-se que o seu site é parte vital na estratégia de marketing do seu negócio. Por isso, fique atento e não permita que essa métrica atrapalhe os seus resultados!

Gostou deste conteúdo? O que acha de aprender agora a encantar seu cliente com o pós-venda?

Deixe um comentário