O que é chatbot e como aplicá-lo na área de cobranças das empresas?

Atualmente, em virtude das inovações tecnológicas, surgem a cada dia possibilidades que têm revolucionado as formas de interação entre pessoas, empresas e marcas, por meio de ferramentas de acessibilidade virtual. Nesse contexto, é preciso saber o que é chatbots e como essa novidade pode ser aplicada na área de cobranças das organizações.

Para garantir resultados mais expressivos ao setor financeiro, além de um planejamento sistemático e o uso de instrumentos adequados à otimização dos negócios, os gestores precisam manter a mente aberta às novas possibilidades e investir em recursos que sinalizem com a sustentabilidade do empreendimento.

A facilidade de aceitação dos chatbots pelas empresas e clientes tem transformado a realidade estrutural de muitas organizações e dinamizado as formas de comunicação interna e externa de diferentes segmentos.

Continue a leitura e descubra como a versatilidade dos chatbots pode agilizar o atendimento ao cliente e garantir o retorno de seu investimento!

O que é chatbot e como ele funciona?

Chatbot é um robô de atendimento online que pode ser acoplado a diferentes plataformas de chat para “conversar” com o interlocutor em tempo real. Sumariamente, ele é um programa que gerencia a troca de mensagens e responde perguntas de clientes, num primeiro nível de conversa.

Essa assistência programada, que permite a interação entre os chatbots e os clientes, ocorre por meio de uma linguagem bem próxima da natural. Conforme a escolha do consumidor, essa linguagem pode ser escrita ou falada — basta seguir as orientações da tela e iniciar o atendimento.

Contudo, quando o diálogo supera o “script” programado de respostas, o robô direciona a conversa para um atendente humano, que continua a interação para resolver o problema em questão.

Grande parte das empresas opta por esse tipo de software porque ele apresenta vantagens como:

  • redução de custos;
  • otimização dos canais de atendimento;
  • melhor gerenciamento do fluxo de clientes.

Além disso, atendimentos para emissão de boletos e notas fiscais, atualização de cadastro ou vendas de ingressos podem ser resolvidos apenas com os robôs. Já os casos mais complexos exigem a ajuda de um atendente real.

Quais os principais benefícios do chatbot?

Agiliza o atendimento ao cliente

O chatbot proporciona significativas alterações na rotina das organizações, pois contribui para o aperfeiçoamento dos processos que podem assegurar mais qualidade na assistência ao consumidor.

O uso de chatbots permite um atendimento imediato, pois evita filas de espera e torna a relação com o público mais dinâmica, versátil e eficiente.

Além disso, conquistar a preferência de um cliente, de modo que ele nem considere a possibilidade de procurar a concorrência, é um dos grandes desafios da atualidade. Sendo assim, diante de um cenário cada vez mais competitivo, apostar em ferramentas que viabilizem o atendimento e as chances de fidelização é um grande benefício.

Funciona em multiplataformas

Uma das grandes vantagens dos chatbots está no uso dos processos baseados em inteligência artificial capazes de funcionar em múltiplos canais de chat, como o Facebook e o WhatsApp. Dessa forma, o software tem ganhado imensa popularidade devido à facilidade de utilização e de aceitação.

Diminui o custo das operações

Os chatbots são capazes de filtrar as conversas em um primeiro momento, uma vez que estão aptos a resolver problemas mais básicos e que não necessitam de atendimento humano. Isso se torna vantajoso porque reduz as ligações para o SAC e resulta numa considerável diminuição de gastos para a empresa.

Vale ressaltar, no entanto, que o uso desses recursos digitais não ameaça os empregos, mas permite uma realocação de atendentes para dinamizar outros segmentos da organização.

Na verdade, os chatbots promovem uma interação entre o atendimento robotizado com o humano, o que propicia vantagens competitivas para a companhia e ainda aumenta a satisfação do cliente.

Transforma a tecnologia em benefícios para os clientes

O uso de softwares de chatbot é uma das maiores tendências no relacionamento entre consumidores e empresas para os próximos anos, já que transforma os recursos digitais em benefícios para os clientes.

Isso porque as inovações tecnológicas avançam rapidamente e acentuam os processos de comunicação que, há pouco tempo, eram atribuições exclusivamente humanas.

Como esse alinhamento tecnológico flexibiliza as relações empresariais e traz resultados economicamente viáveis, o gestor pode reverter a economia gerada com a robotização em melhorias no atendimento ao cliente ou no aumento da qualidade dos produtos ou serviços oferecidos.

Como os chatbots são importantes no setor de cobrança?

A cobrança de dívidas é um trabalho muito difícil e que provoca certa inquietação para os envolvidos no processo. Tanto para o operador, quanto para o devedor, esse contato gera desconforto e nem sempre é conduzido para uma negociação amigável — ou seja, dificilmente o problema é resolvido de modo a agradar a ambas as partes.

Por esse motivo, bancos e instituições financeiras de grande porte preferem trabalhar com os chatbots: as pessoas se sentem mais à vontade para analisar as propostas de renegociação de dívidas seguindo o “script” programado eletronicamente.

Assim, por meio das facilidades garantidas pela inteligência artificial, muitas questões podem ser resolvidas com agilidade e eficiência, em um tempo bem menor que nos atendimentos tradicionais.

Além disso, o devedor tem a sua privacidade protegida e pode analisar as opções de pagamento com mais calma, pois sabe que está num atendimento robotizado, que o possibilita “conversar” sem pressa e negociar conforme o orçamento permitir.

Como escolher um chatbot?

Os chatbots podem ser simples ou complexos, implantados de acordo com o objetivo ou com a necessidade da empresa. Para atendimentos como renegociação de dívidas, exige-se um “script” mais elaborado e, nesse caso, um modelo que permite mais automação apresentará melhores resultados.

No entanto, para garantir o sucesso da ferramenta, é imprescindível contratar uma empresa formada por uma equipe altamente qualificada e com vasta experiência no setor.

Dessa forma, é possível garantir soluções que proporcionem resultados significativos de desempenho, produtividade, controle e organização, reduzindo ainda os impactos em custos operacionais e tempo.

Agora que você já sabe o que é chatbot e como utilizá-lo nos setores de cobrança, entre em contato conosco e conheça outros benefícios desse software!

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