Telefonia em nuvem funciona para todas as empresas?

Quando se fala em computação em nuvem (cloud computing), as primeiras soluções que vêm à mente dos gestores dizem respeito a equipamentos, armazenamento de dados e software contratados como serviços, ou seja, sem a necessidade de aquisição física de máquinas ou licenças de sistemas.

A telefonia em nuvem funciona, mas embora repleta de benefícios, não é imediatamente lembrada nem tão popular quanto as demais opções. Isso pode justificar, de certa forma, o senso comum de que se refere a uma tecnologia reservada apenas para empresas de grande porte e inacessível para as pequenas e médias organizações.

Na verdade, a telefonia em nuvem funciona perfeitamente em organizações de qualquer tamanho e segmento de atuação. Não por acaso, já são diversos os casos de sucesso de empresas portando configurações distintas que obtiveram os benefícios proporcionados pela adoção desse modelo à sua comunicação — interna e externa.

Neste post, vamos explicar as principais características da telefonia em nuvem, mostrando como ela pode se adequar completamente ao perfil da sua empresa. Boa leitura!

Como a telefonia em nuvem funciona?

Primeiro, é importante entender a estrutura de uma plataforma de telefonia em nuvem, de modo a perceber as vantagens dessa solução. Acompanhe:

A internet como meio de comunicação

É certo que sua empresa já possui uma conexão à internet, independentemente do tamanho e configurações. Que tal se esse meio pudesse ser utilizado, também, para gerenciar a comunicação telefônica da sua empresa?

A telefonia em nuvem funciona a partir da internet, por meio de uma tecnologia chamada VoIP (da sigla em inglês Voice over IP). Assim, como é fácil supor, uma ligação internacional tem o mesmo custo de uma local, o que, por si só, já representa economia para a organização.

Administração centralizada

Com um sistema de telefonia em nuvem, a gestão do serviço pode ser feita de qualquer lugar, a partir de relatórios analíticos de chamadas e aplicativos personalizados. Da mesma forma, alterações no sistema são realizadas de maneira simples e intuitiva, o que permite dedicar mais tempo efetivo ao negócio.

Por fim, um painel centralizado fornece indicadores que permitem que se obtenha insights a partir da análise de relatórios detalhados de uso. São centenas de métricas que podem auxiliar na administração da comunicação corporativa.

Variedade de formatos e dispositivos

Os usuários podem acessar suas chamadas, correio de voz e configurações de usuário de qualquer lugar com conexão à internet. Mais do que isso, é possível fazer chamadas de áudio e vídeo e direcionar as mensagens do correio de voz para seu e-mail.

Adicionalmente, o gestor também pode configurar o serviço para que as chamadas realizadas para o número comercial da empresa sejam encaminhadas para os celulares dos colaboradores, o que amplia os recursos de mobilidade e agilidade oferecidos.

Projeto de acordo com as necessidades da sua empresa

Como vimos, existem diversos benefícios na utilização de um sistema de telefonia em nuvem. A boa notícia é que, em função das características da plataforma cloud, é possível personalizar o serviço para atender às necessidades de cada empresa.

Assim, não é preciso destinar todo o orçamento corporativo em uma solução cara e que, provavelmente, será subutilizada. Ao contrário: a telefonia em nuvem funciona sob medida, isto é, se adéqua exatamente ao perfil da organização, no que diz respeito aos recursos e, por consequência, ao custo.

Na prática, é a possibilidade real para que pequenas e médias empresas possam fazer uso de recursos modernos e adotados por grandes corporações sem que, no entanto, tenham que dispor do mesmo budget.

Naturalmente, é recomendável contar com o apoio de uma consultoria especializada, que vai analisar os projetos e planejamento estratégico da empresa, sugerindo, então, uma solução sob medida para a instituição – nem mais, nem menos.

E fique tranquilo: não há motivos para preocupação com o futuro do sistema. Caso seja necessário, a configuração pode ser revista e novos recursos adicionados – tudo de forma flexível e transparente.

Quer saber mais? Entre em contato conosco e entenda como comprovar, na prática, que a telefonia em nuvem funciona e pode ajudar a sua empresa a ter melhores resultados. 

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