Computação em nuvem (ou cloud computing, se preferir) é um conceito que extrapolou o ambiente tecnológico e tem se popularizado entre os gestores de empresas, independentemente de seu porte ou segmento.
Repetido quase como um “mantra” por consultores e profissionais de TI, a implantação de uma plataforma que ofereça serviços na nuvem se tornou quase obrigação para as organizações que buscam se modernizar e estar atualizadas.
Os benefícios do modelo são muitos e, embora descrevê-los em detalhes não seja o foco deste artigo, vale a pena mencionar flexibilidade, escalabilidade, redução de custos, mobilidade e aumento de produtividade como algumas das vantagens auferidas pelas empresas que adotam uma estrutura de serviços na nuvem.
Existe, a propósito, uma gama bastante vasta de serviços que podem ser contratados. Você sabe quais são os principais? Boa leitura!
A filosofia dos serviços na nuvem
Antes de adentrar no tema propriamente dito, é importante explicar rapidamente a filosofia cloud, que possibilita a oferta dos serviços na nuvem em um formato, ao mesmo tempo, competitivo e vantajoso para provedores e empresas.
A computação em nuvem parte do princípio de que a tecnologia não é um produto, mas sim um serviço. Sob essa ótica, as organizações não necessitam investir na aquisição de máquinas, licenças de software ou plataformas de desenvolvimento, mas contratar apenas o uso desses recursos. Isso, além de reduzir a complexidade do modelo de TI tradicional, provê as condições para a obtenção dos benefícios mencionados no início desse artigo.
Feito esse pequeno destaque, passemos aos principais serviços na nuvem.
1. Armazenamento
Trata-se, provavelmente, da aplicação mais conhecida de cloud computing, utilizada até mesmo de forma intuitiva, sem que os usuários saibam que estão acessando essa tecnologia. Aplicações como Google Drive, Dropbox e Microsoft One Drive são exemplos típicos dessa funcionalidade.
O armazenamento de arquivos pode ser usado com diversos fins, desde a simples realização de cópias de segurança até o compartilhamento de dados e acesso remoto às informações a partir de qualquer ponto com acesso à internet.
2. Infraestrutura
Também conhecida pela sigla em inglês IaaS (Infrastructure as a Service), é um dos primeiros serviços oferecidos na nuvem, perdendo em popularidade apenas para o armazenamento (que pode estar conjugado com essa solução).
Aqui, estamos falando da utilização de datacenters “virtuais”, cujas quantidade e capacidade de processamento são definidas pelas necessidades da empresa. Por isso, não é preciso adquirir equipamentos, tampouco se preocupar com o espaço físico para sua instalação, já que o que se contrata é o serviço, e não o produto.
Além da segurança, duas das grandes vantagens desse serviço são flexibilidade e escalabilidade: a empresa contrata apenas o que precisar e pode aumentar — ou reduzir — as configurações sempre que julgar necessário.
3. Software
De forma análoga à contratação de infraestrutura na nuvem, é possível e comum fazer uso de softwares modernos e atualizados, sem que seja necessário adquirir suas licenças, em geral mais dispendiosas e que exigem atualização constante.
Nesse serviço, formalmente denominado SaaS (Software as a Service), os clientes determinam o pacote de aplicativos que desejam utilizar e o provedor fornece as licenças necessárias. O usuário se preocupa tão somente em utilizar os recursos das ferramentas, uma vez que atualizações e licenciamento são providos automaticamente pelos fornecedores de serviços na nuvem.
4. Desenvolvimento
Por vezes, a contratação de infraestrutura e software na nuvem pode não ser suficiente para atender à demanda de determinada empresa, em função de projetos específicos ou estratégias não suportadas pelos serviços tradicionais.
Nesse caso, é possível contratar um modelo de plataforma como serviço (PaaS), que permite ter à disposição um ambiente completo de desenvolvimento, de modo a criar, alterar e distribuir aplicações personalizadas.
Naturalmente, é utilizada a infraestrutura na nuvem como suporte e a equipe de desenvolvedores da empresa deve se preocupar tão somente com os aspectos relacionados à programação e funcionalidades da aplicação.
5. Telefonia
Um dos serviços mais relevantes e com benefícios diretos à comunicação interna e externa, a telefonia na nuvem provê redução de custos, gestão centralizada e disponibilidade integral dos sistemas de telefonia da empresa.
Trata-se de um modelo baseado em voz sobre IP (VoIP), que usa a internet para gerir o processo de comunicação corporativo. Essa plataforma oferece mobilidade e versatilidade, uma vez que os colaboradores podem atender chamadas de seus próprios celulares, como se estivessem usando o telefone comercial, de forma prática e transparente.
Adicionalmente, o sistema de telefonia na nuvem permite a utilização integrada de recursos, como e-mail, chamadas em áudio e vídeo e colaboração em tempo real. Mais do que uma tendência, esse serviço passou a ser essencial para as organizações que desejam aprimorar seu modelo de comunicação e atender com mais agilidade e eficiência.
Neste post, enumeramos 5 serviços na nuvem que podem ajudar na modernização e agilidade de sua empresa. Quer saber mais? Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudá-lo!