Usar ferramentas de automação se tornou prática comum em diversas indústrias, por conta dos benefícios que traz para todos os setores. Por isso, a cada dia surgem novas soluções do tipo, que prometem facilitar a vida das empresas e dos consumidores.
Entre as opções que mais têm se destacado no mercado estão os chatbots, sistemas de inteligência artificial que atendem os clientes conversando por mensagens de texto. Algumas das principais marcas do mundo já fazem uso dos chatbots em seus sistemas de suporte, marketing e vendas.
Esse já é um bom sinal, mas a adoção de marcas famosas não é o único motivo pelo qual você deve prestar atenção no uso de chatbots para empresa. Veja por que você precisa deles no seu negócio o quanto antes!
Melhora na satisfação do cliente
Contar com chatbots certamente tem um efeito positivo sobre a satisfação dos clientes, visto que o atendimento passa a ter um componente que a grande maioria das empresas não consegue manter: a agilidade.
O consumidor moderno é ocupado e, acima de tudo, agitado. Em outras palavras, quando busca uma informação por meio dos seus canais de ajuda, ele quer uma resposta o quanto antes.
Como os chatbots respondem imediatamente e fazem isso de forma consistente com todas as pessoas, a tendência é que a satisfação geral aumente.
Vantagem competitiva no mercado
Ainda há muitos empreendedores com medo de se arriscar na busca por soluções tecnológicas de ponta para diferenciar seus produtos e serviços. Isso abre oportunidades para quem entende melhor o rumo que o mercado está tomando.
No momento, o uso de chatbots faz todo o sentido, já que não se trata apenas de uma ferramenta estética, sem grande utilidade. Pelo contrário, estamos falando de um recurso poderoso de aquisição e fidelização de clientes. Ter a visão de usá-los na sua estratégia antes dos concorrentes pode ser um diferencial e tanto para a sua marca.
Economia de recursos
A primeira coisa que a maioria das empresas procura saber a respeito de uma nova ferramenta ou estratégia é quanto custa. Obviamente, essa preocupação é legítima e deve mesmo ser levada em conta antes de qualquer investimento.
Mas é importante considerar não apenas o preço, e sim o custo-benefício. No caso dos chatbots para empresa, essa relação se mostra bastante positiva por conta da economia de recursos que a solução traz. Mas como isso acontece?
Conforme o negócio cresce, precisa de uma estrutura melhor de suporte, com mais gente qualificada. Consequentemente, cada novo profissional que entra na empresa tem de receber treinamento. Isso tudo leva tempo e custa dinheiro. Com o uso de chatbots, você terá um atendimento ilimitado e padronizado.
Aumento da produtividade
O setor de SAC lida com muitas perguntas similares todos os dias. Até por isso, é comum ver nos sites de empresas as chamadas bases de conhecimento, que contêm respostas às dúvidas mais comuns.
Mas, ainda assim, algumas pessoas preferem perguntar diretamente a um atendente. Esse trabalho repetitivo é, na verdade, pouco produtivo tanto para quem atende quanto para os consumidores.
Com um sistema de inteligência artificial lidando com boa parte das interações com os clientes, os profissionais da empresa terão mais tempo de se dedicar a atividades de maior impacto.
E pode até não parecer, mas responder às mesmas questões vez após vez também pode ser um fator de estresse. Eliminar esse problema ajuda bastante na capacidade dos colaboradores de produzir em alto nível suas novas tarefas.
Canal de atendimento 24 horas
Quanto custaria oferecer atendimento 24 horas na sua empresa usando agentes de suporte reais? Para a grande maioria das empresas isso é simplesmente inviável, seja pela pura falta de capital para manter uma estrutura do tipo ou pela quantidade pequena de pedidos de ajuda para justificar essa ação.
Mas, ao usar chatbots para empresa, você ganha automaticamente um canal de atendimento 24 horas, ou seja, não perderá nenhuma oportunidade de interagir com clientes ou leads. No momento que for mais conveniente para eles, você terá “alguém” pronto para entrar em ação e ajudar com o que for necessário.
Alinhamento com os hábitos dos clientes
Muito se fala sobre o poder das redes sociais para os negócios, e é inegável o quanto isso cresceu nos últimos anos. É relativamente pequeno o número de empresas, pequenas ou grandes, que não possuem pelo menos uma página no Facebook.
Mas os hábitos do consumidor atual mudam o tempo todo, e neste momento estão apontando para uma mudança gradual de foco: das redes sociais para os aplicativos de mensagem instantânea. Não é à toa que o próprio Facebook investe tanto no seu Messenger App e ainda comprou o WhatsApp alguns anos atrás.
Investir nos chatbots para empresa nada mais é que acompanhar essa mudança de hábitos, para estar onde os seus clientes estão e oferecer a melhor experiência possível, tanto de compra quando de suporte pós-venda.
Fonte de dados relevantes sobre os clientes
Alguns exemplos de chatbots para empresa mostram que esses sistemas não são apenas responsáveis por responder a comandos predeterminados. O trabalho deles vai muito além, por captar dados relevantes sobre os clientes enquanto o processo de atendimento ocorre.
O Bank of America lançou um chatbot que recolhe dados sobre o histórico de crédito, hábitos de gastos e investimentos dos clientes enquanto interage com eles. Tudo para oferecer uma experiência mais personalizada e que se encaixe nas necessidades de cada pessoa.
Pense em como você poderia usar essas informações para melhorar seus produtos e serviços, criar processos mais eficientes de vendas e campanhas de marketing certeiras.
Esses motivos, com certeza, mostram a importância dos chatbots para empresa não apenas para atender, mas também para ajudar no processo de aquisição de clientes. Adotar essa tecnologia é uma das ações mais ambiciosas que você pode tomar para reduzir custos e simplificar processos no seu estabelecimento.
Quer saber melhor como funciona a implementação de chatbots para empresa e o potencial de negócios dessa ferramenta? Entre em contato com a nossa equipe, teremos prazer em ajudar!