O sonho de todo gestor de marketing é otimizar o processo de atendimento ao mesmo tempo em que reduz os custos. Você compartilha do mesmo desejo? Para que isso seja possível, é preciso transformar a tecnologia em benefício para o cliente. Nesse sentido, hoje nós vamos falar sobre como escolher a empresa que vai desenvolver chatbots.
Afinal, essa é uma parceria que vai acompanhar a evolução do seu empreendimento desde a análise do briefing, passando pelo estudo do público-alvo, metas e objetivos do seu negócio. Ou seja, é essencial que exista um vínculo de confiança para que o seu projeto seja bem-sucedido.
Pensando nisso, vamos analisar os quesitos mais importantes para você contratar um bom desenvolvedor e, assim, solicitar um serviço diferenciado para se destacar da concorrência. Continue a leitura!
Experiência no mercado
Avalie a experiência da empresa que vai desenvolver chatbots para você. Pesquise no próprio site da instituição se ela possui 5 anos ou mais de atuação no ramo. Também é importante verificar o portfólio de clientes, ler o conteúdo da página “Quem somos” e navegar nas redes sociais para conferir outras informações.
Leve em consideração que as organizações mais preocupadas em atender às necessidades da demanda sabem a importância de criar um software capaz de prestar um atendimento inovador, conquistar leads qualificados e gerar mais oportunidade de vendas.
Capacidade da equipe
Observe se a equipe de trabalho é realmente qualificada para desenvolver o sistema, se atende a diversos segmentos de mercado e não tem receio de encarar novos desafios. É extremamente importante que ela esteja antenada com as tendências de mercado.
Isso é necessário porque o comportamento do consumidor pode mudar e as tecnologias estão em constante processo de evolução. Sendo assim, os profissionais que valorizam esse olhar para o futuro são mais determinados e podem contribuir mais para o seu projeto.
Possibilidade de personalizar o chatbot
Existem empresas que se dedicam a construir chatbots eficientes, mas não se atentam para o fato de que o sistema precisa ser o mais amigável possível. Não é porque o atendimento é automático que a comunicação tem que ser totalmente fria, não é mesmo?
Por exemplo, você pode solicitar a personalização do software para que ele aja com entusiasmo, cordialidade e bom humor. A ideia não é fazer com que o cliente acredite que está falando com um humano, mas proporcionar uma boa experiência para o usuário.
Manter um diálogo bem estruturado
A comunicação entre chatbot e cliente deve ser planejada nos mínimos detalhes. Isso é necessário porque o programa se baseia no contexto atual da conversa e isso segue um fluxo estruturado, cronometrado, preciso.
Por exemplo, em primeiro lugar vem a saudação. Ele deve cumprimentar, demonstrar interesse em ajudar e se apresentar. Seguindo a ordem, o usuário faz a solicitação e, a partir daí, o relacionamento se desenvolve da melhor forma possível.
Múltiplas opções e combinações de frases
Para interagir com o cliente, interpretá-lo e solucionar problemas, é recomendável que o chatbot seja capaz de apresentar várias alternativas de resposta, como se fosse uma enquete. Isso permite a eficácia da comunicação e uma maior agilidade no atendimento.
Além disso, é fundamental acrescentar novas palavras e frases ao vocabulário do sistema para evitar que ele forneça sempre as mesmas respostas durante um diálogo. Dessa forma, o próprio programa vai fazer as combinações mais inteligentes e ser admirado por essa qualidade.
Disposição para fazer testes ao desenvolver chatbots
Um bom chatbot tem que funcionar em vários dispositivos e fornecer respostas para um número enorme de perguntas. Imagine se o cliente pede a segunda via de um boleto e o sistema envia uma carta de cobrança? E se ele não operar bem em smartphones?
É importante fazer testes, bem como a simulação de conversas para garantir que o programa vai responder satisfatoriamente antes de divulgar o seu novo canal. Assim, você tem condições de saber se ele está pronto ou precisa de ajustes para ser aprimorado.
Precisão no sistema de resposta
Suponhamos que o cliente pergunte se é permitido efetuar o pagamento em 6 vezes no cartão. Diante desse questionamento, o sistema envia um tutorial explicativo sobre as formas de pagamento disponíveis.
Como você pode ver, ele forneceu outras informações que não são relevantes. Certamente, a pessoa não vai ter paciência de ler um PDF para tirar a dúvida. Por isso, priorize a contratação de uma empresa que valorize a precisão das respostas a fim de manter um padrão de qualidade no atendimento.
Transferência para um atendente humano
Se a opção de transferir o atendimento para um humano não estiver disponível, o consumidor pode desistir de usar o chat e procurar outra forma de ser atendido. Nesse caso, as estatísticas vão registrar que o chamado foi retido.
Então, por mais que o seu sistema seja bem elaborado, solicite ao desenvolvedor que apresente essa alternativa para o usuário ter autonomia para decidir com quem quer interagir. Você pode aproveitar esse feedback para aperfeiçoar ainda mais o chatbot.
Custos adicionais
Consulte a possibilidade de custos adicionais antes de fechar o contrato com uma empresa desenvolvedora de chatbots. Isso é bom para você não ser surpreendido pela cobrança de algum serviço extra que não vai utilizar.
Algumas empresas trabalham com remuneração por retenção. Nele, você recebe um valor cada vez que o software conseguir atender o usuário sozinho. Se for preciso a transferência para um humano, elas não recebem nada.
Já outras usam o recurso da licença. Nessa opção, você paga pelo número de chatbots que são usados em horários de pico. Outras, ainda, recebem apenas quando o atendimento automático é finalizado com uma venda.
Com todas essas observações e cuidados, é possível desenvolver chatbots amigáveis, inteligentes e prestativos. Assim, a sua organização oferece soluções inovadoras de um jeito criativo, divertido e barato. Ao mesmo tempo, isso torna o seu negócio mais rentável.
O que você acha de adotar um atendimento diferenciado e proporcionar um alto nível de satisfação para seus clientes? Temos o chatbot ideal para o seu negócio. Vamos bater um papo? Entre em contato agora mesmo!