Business Intelligence é o uso de softwares, ferramentas e aplicativos para analisar os dados brutos de uma organização com o objetivo de melhorar a colaboração, otimizar decisões e aumentar o desempenho geral. O Business Intelligence para empresas é revolucionário porque rastreia, processa, armazena e analisa dados, transformando-os em ideias.
Hoje, líderes empresariais têm acesso a mais informação do que nunca, mas dados por si só não são o suficiente. As ferramentas de Business Intelligence são o recurso ideal para ajudar empresas a aproveitar o poder do Big Data, e para orientá-las na tomada de decisões inteligentes com o uso de dados.
Neste artigo você vai entender melhor como BI funciona e tudo o que ele pode fazer pela gestão dos negócios.
Afinal, o que é Business Intelligence para empresas?
Muito é falado dos benefícios do Business Intelligence para empresas, mas raramente se explica o conceito de inteligência de negócios e por que você deve considerar investir nela.
O que isso cria é um paradoxo: conhecemos e ficamos entusiasmados com os resultados do BI, sem saber realmente o que ele pode fazer.
Atualmente, vivemos em um contexto em que as organizações coletam e armazenam enormes quantidades de dados. Quando esses dados não são usados para atender a empresa para um propósito em específico, eles acabam se tornando um fardo pesado e caro para a organização.
Mesmo porque, é muito fácil se perder em meio a todos eles, já que o processo de análise pode ser longo e tedioso.
Mas com o BI esse processo se torna otimizado e automatizado. Usuários podem obter conhecimento que melhorará sua tomada de decisão com apenas alguns cliques. Então, o que é o Business Intelligence?
A Forrester define o Business Intelligence para empresas como “um conjunto de metodologias, processos, arquiteturas e tecnologias capazes de alavancar o resultado dos processos de gerenciamento de dados para análise, relatórios, gerenciamento de desempenho e entrega de informações”.
Entretanto, algumas pessoas podem dizer que essa definição está incompleta. Afinal, ela é bastante focada no software usado para Business Intelligence, mas há mais em BI do que apenas isso.
Se formos definir a inteligência de negócios de forma mais abrangente, podemos dizer que se trata de um sistema completo que ajuda a empresa a obter informações relevantes de dados brutos. Desse modo, o termo BI contempla software, infraestrutura, políticas e procedimentos.
BI é, assim, um conjunto de processos, estratégias, soluções e tecnologias para coleta, análise e gerenciamento de dados, que pretende gerar informações comerciais capazes de auxiliar nas decisões executivas e no planejamento estratégico.
Seu grande trunfo é possibilitar que pequenas e médias empresas melhorem sua eficiência operacional com base em informações reais, se tornando mais competitivas.
Mas enquanto o resultado do Business Intelligence para empresas não deve ser complexo, o processo por trás de seu funcionamento é.
Os relatórios de BI precisam ser rápidos, completos e diretos, no entanto, a tecnologia que permite que o usuário final obtenha esses resultados é complicada e composta por uma série de etapas em que se analisa, organiza e processa dados para que eles tenham utilidade.
Esse processo, que tradicionalmente levava horas e até mesmo dias, hoje pode levar apenas alguns segundos, mas continua desafiador. Para que o BI como você conhece, na forma de gráficos e insights, chegue até o seu dashboard, a informação precisa passar por vários estágios.
Hoje, existem seis componentes no Business Intelligence para empresas:
- a fonte de dados;
- a capacidade de extrair, transformar e carregá-los (ETL — Extract, Transform, Load);
- a armazenagem de dados;
- o processamento analítico online (OLAP, online analytical processing)
- as visualizações;
- os painéis.
Definiremos cada um deles a seguir.
Fonte de dados
Todo o Business Intelligence começa com os dados e, como mencionamos, hoje as empresas têm acesso a mais dados do que nunca. Mas de onde eles vêm?
De sistemas transacionais como o CRM, ERP, software de RH, bancos de dados de inventário e muitos outros lugares. Afinal, os dados usados no BI também provêm de fontes externas. Uma fonte comum são as redes sociais, que organizações usam para capturar declarações nas quais clientes mencionam uma empresa.
Outras fontes podem variar de acordo com as perguntas que a organização quer responder ao utilizar o Business Intelligence para empresas, podendo incluir relatórios governamentais, notícias e até mesmo a previsão do tempo.
Extrair, transformar e carregar
Entretanto, o simples fato de ter acesso a um enorme conjunto de dados não significa que eles estejam prontos para serem usados como inteligência de negócios.
Por isso, uma parte fundamental do BI são as ferramentas e os processos usados para preparar esses dados para análise.
O que acontece é o seguinte: quando dados são criados por aplicativos diferentes, é improvável que eles estejam todos no mesmo formato. O que significa que os dados de um aplicativo não podem ser analisados com relação aos dados de outro. Isso é um problema.
Afinal, se o BI precisa ser confiável o bastante para fazer parte do processo decisório, as empresas têm de certificar-se que os dados que estão usando também são. É aí que entra a capacidade de extrair, transformar e carregar, ou sua sigla em inglês: ETL.
O processo de ETL normaliza todos os dados e os coloca em um formato comum, fazendo com que eles estejam prontos para serem enviados a um armazém de dados (ou data warehouse). Durante o processo é checada também a integridade das informações coletadas pela empresa, para garantir sua precisão.
Armazém de dados
O armazém de dados é um grande repositório que contém as informações internas e externas, normatizadas, para que possam ser analisadas em conjunto. Como explicamos no tópico anterior, o processo ETL termina com dados sendo carregados no armazém. Mas por que isso acontece?
Quando dados estão contidos em fontes separadas eles não são muito úteis para a inteligência. O primeiro motivo é que essas fontes geralmente são aplicativos projetados para processar transações, não para realizar análises.
Pense no seu sistema ERP, por exemplo. Analisar dados ali levaria tempo demais e prejudicaria o andamento de suas operações comerciais. Ele não foi feito para isso.
O segundo motivo é que o ponto da inteligência de negócios é gerar mais informações sobre a organização como um todo. Por esse motivo, os dados de todos esses sistemas precisam estar combinados para compor uma visão única e holística do que acontece na empresa.
Processamento analítico online
Podemos dizer que o armazém de dados e o processo ETL são como o back-end do Business Intelligence para empresas. OLAP, ou processamento analítico online, é quando as coisas ficam acessíveis para o usuário final.
Ferramentas dessa natureza funcionam apresentando dados aos usuários e permitindo que eles os agrupem, agreguem e classifiquem com base em vários critérios. É essa a função do BI que permite que pessoas comuns façam as comparações necessárias para obter respostas para suas perguntas.
Visualizações
Todavia, o OLAP não é o fim do BI. Lembra que já falamos que o seu grande objetivo é tornar dados acessíveis e úteis para usuários não técnicos?
Para fazer isso é preciso transformá-los em coisas com as quais as pessoas estão acostumadas a lidar, ou seja, algo além de planilhas e listas numeradas.
Ferramentas de visualização pegam os dados do BI e criam gráficos de fácil compreensão. Eles podem vir em vários formatos e até ser interativos e dinâmicos. O que importa nessa etapa é escolher automaticamente o melhor tipo de representação capaz de transmitir o conteúdo ao usuário.
Painéis
Os painéis são as principais interfaces gráficas utilizadas quando você trabalha com um sistema de Business Intelligence para empresas. Inclusive, eles são normalmente a primeira coisa que o usuário vê ao fazer login.
O painel é uma forma simples de organizar informações em um só lugar e permitir que o usuário procure por aquilo que precisa. Eles são o destino final de toda aquela informação que foi alimentada no sistema de BI.
Você deve estar se perguntando agora se a sua empresa tem dados o suficiente para aproveitar as vantagens do BI, certo?
A verdade é que todas as empresas podem se beneficiar do Business Intelligence, mas aqui estão alguns indicadores de que você deveria procurar imediatamente investir em uma tecnologia de BI:
- você tem vários aplicativos de negócios e fontes de dados, mas baixa visibilidade;
- acessar dados comerciais relevantes de forma rápida é quase impossível;
- há muitos usuários que precisam dessas informações, mas não conseguem obtê-las;
- sua empresa está crescendo rápido e o processo decisório fica cada vez mais complexo.
Mesmo com todos esses sinais ainda não está convencido da importância do Business Intelligence para empresas? Fique tranquilo. Preparamos para você uma seleção de tudo que o BI pode fazer pela gestão do seu negócio e você confere os resultados no tópico a seguir.
Como o BI pode ajudar na gestão do negócio?
Quais são, exatamente, os benefícios do Business Intelligence para empresas? Se o seu principal objetivo é fazer seu negócio ficar à frente da competição e tomar as decisões certas no momento certo, já podemos dizer que ele é um motor de vantagem competitiva, mas isso não é tudo.
Essas decisões podem ser feitas em torno de praticamente qualquer aspecto da execução de um negócio, seja descobrindo como aumentar a eficácia de campanhas de marketing ou orientando a melhoria de produtos e serviços para adequá-los às necessidades dos clientes.
O principal aspecto do BI é que ele é projetado para colocar informação na mão de usuários empresariais. Já que as organizações são obrigadas a tomar decisões a um ritmo cada vez mais rápido, essas ferramentas são o que dá acesso às informações necessárias para isso, de forma instantânea.
Em vez de solicitar um relatório e esperar sua confecção, basta fazer login no app de inteligência de negócios e ver as informações críticas de uma forma clara e concisa, sem precisar de intermediários ou de colocar em cheque o quão atualizadas são os dados que você tem em mãos.
Mas esses não são os únicos benefícios do Business Intelligence para empresas. A seguir, veja tudo o que ele traz para a mesa.
Análise de informações
Uma solução de Business Intelligence pode remover a infinidade de planilhas — muitas das quais contêm erros, omissões ou informações duplicadas — da organização. Os relatórios são criados automaticamente e são precisos e atualizados. Portanto, a análise de informações é otimizada.
Relatórios operacionais podem ser difíceis de se interpretar, reduzindo a capacidade que uma organização tem de reconhecer e atuar em métricas importantes.
Uma das principais vantagens do software de inteligência de negócios é que, muitas vezes, ele possui excelentes capacidades de visualização de dados, garantindo imagens intuitivas que são fáceis de entender, simples de interpretar e altamente acionáveis.
Os profissionais podem usá-las para melhorar suas operações e agir com mais agilidade.
Previsibilidade
Você já quis prever o futuro? Com Business Intelligence para empresas isso é possível. As soluções de BI mais avançadas apresentam análises e previsões que permitem antecipar os resultados semestrais, anuais e bianuais da sua empresa.
Essas ferramentas levantam padrões históricos, recorrentes e atuais para produzir previsões calculadas. E a sua capacidade de antecipar eventos empresta agilidade e flexibilidade à sua empresa, ambos fatores críticos a indústrias altamente disruptivas como o varejo, a tecnologia e o entretenimento.
Painéis dão aos executivos uma visão panorâmica do desempenho geral da empresa, com métricas personalizadas para se alinhar aos principais indicadores de desempenho utilizados pela gestão e com relatórios gerados em tempo real.
Alertas automáticos podem ser disparados ao se atingir uma tolerância mínima ou máxima dentro de um intervalo. Assim, agir no presente para antecipar o futuro é algo que passa a fazer parte da sua rotina.
Por causa do Business Intelligence para empresas você tem a oportunidade de mudar a cultura da sua organização de reativa para proativa.
O BI fornece acesso aos dados mais atualizados, ajudando você a obter informações assim que elas chegam, em vez de semanas depois.
Desse modo, trabalhar voluntariamente em melhorias é possível, assim como aumentar a sua participação de mercado, identificando territórios mal atendidos, descobrindo novas oportunidades de colocação ou mesmo economizando custos e descontinuando linhas de produtos não rentáveis.
Tomada de decisões
Na atualidade, tomar boas decisões se resume a ter os dados certos e a analisá-los efetivamente. Em outras palavras: Business Intelligence e Analytics.
Por um instante você pode achar que Business Intelligence e Business Analytics são exatamente a mesma coisa, mas não é o caso.
O Business Analytics relaciona-se à exploração de dados históricos de muitos sistemas de origem pela análise estatística, quantitativa e modelagem preditiva. Seu objetivo é compreender a informação que pode impulsionar a mudança de negócios e apoiar práticas empresariais de sucesso.
A grande diferença entre ele e o Business Intelligence é que o BI olha para o passado e o Analytics para o futuro. Enquanto o BI é capaz de dizer o que aconteceu, o Analytics antecipará o que vem por aí. Essa distinção é importante pois ambos fornecerão insights bastante diferentes — e complementares.
O BI é importante para melhorar a tomada de decisão com base em resultados passados, enquanto o Business Analytics vai ajudá-lo a avançar e entender o que pode acontecer.
Com ambos funcionando bem, organizações podem ser tomadoras de risco eficientes, ágeis e informadas, que conseguem agilizar suas operações e reduzir custos em todas as oportunidades possíveis.
BI e BA ajudam a identificar e responder a tendências com rapidez, seja na hora de entender o comportamento do cliente ou de compreender métricas importantes para abraçar novas chances de negócios.
Fidelização de clientes
Até agora você já viu que os benefícios de ferramentas de BI são muitos, mas uma combinação particularmente poderosa é feita quando a inteligência de negócios é emparelhada com programas de fidelidade.
Especialistas já anunciaram há muito o valor dos programas de fidelidade. E recentes estudos da Technomic descobriram que 44% dos consumidores participam deles e tendem a retornar a estabelecimentos que contam com programas dessa natureza.
Mas como o Business Intelligence para empresas pode ajudar? Bem, o primeiro passo na prevenção do churn (ou churn rate, a taxa de porcentagem anual em que clientes param de usar um serviço) é identificar comportamentos importantes no usuário.
Empresas devem sempre observar suas demografias primárias, padrões de gastos e fatores por trás da fidelidade do cliente. Esses números podem parecer intimidantes no início, mas muitas soluções de BI são especificamente projetadas para analisar e segmentar listas de clientes a fim de identificar usuários de alto risco.
Por meio de observações cuidadosas e modificações estratégicas, as empresas podem efetivamente utilizar sua solução de BI para medir e aumentar a fidelidade do cliente.
Muito além de observações transacionais, há uma riqueza de informações a serem analisadas e observadas em redes sociais, identificando clientes que interagiram com a sua empresa e compartilharam informações com ela.
Essas informações podem, posteriormente, ser usadas para recompensar clientes fiéis que publicam sobre o seu negócio. Com Business Intelligence, a fidelização não precisa ser mais um processo de tentativa e erro.
Economia de recursos
O Business Intelligence para empresas dá aos seus usuários uma forma de se atualizar rapidamente, que exige pouco ou nenhum treinamento.
Além disso, os custos de suporte com BI são significativamente menores do que com outras soluções de análise e processamento de dados mais complexas.
O acesso e a análise de informações baseados no navegador ainda significam que usuários podem acessar e analisar dados de praticamente qualquer lugar, usando um software familiar e já configurado.
Se você implantar BI de autoatendimento baseado em SaaS (Software as a Service ou Software como Serviço) também pode substituir os investimentos iniciais em servidores e os custos contínuos de manutenção por uma conveniente assinatura mensal.
Além disso, plataformas de BI self service escalam perfeitamente de acordo com as necessidades do seu negócio. É possível investir em inteligência corporativa por muito pouco e começar a fazer decisões melhores hoje mesmo.
Aumento da produtividade
Com métodos tradicionais de coleta de dados, usuários precisam compilar, analisar dados e escrever relatórios manualmente. Isso pode ser demorado, especialmente para pequenas e médias empresas, que podem não ter tantos funcionários à disposição para essa tarefa.
Com um programa de BI você pode tirar dados e criar relatórios automáticos ao clique de um botão, liberando tempo e recursos e permitindo que sua equipe seja mais produtiva em suas próprias tarefas.
Sem a obrigação de gerar relatórios, seu time pode se dedicar a atividades que se traduzem em receita para o seu negócio.
Melhor atendimento ao consumidor
Para melhorar o atendimento que sua empresa oferece ao consumidor, o melhor recurso que ela tem é conhecê-lo melhor.
E uma das principais vantagens de se investir em Business Intelligence é o fato de que isso aumentará sua capacidade de analisar as tendências atuais de compra do consumidor, que tipo de lugares ele frequenta, do que gosta, qual sua faixa etária e renda média.
Depois de entender o seu comportamento, o que ele está comprando ou deixando de comprar, você poderá usar essas informações para desenvolver produtos que correspondam melhor às suas tendências de consumo.
Assim, será capaz de melhorar o seu serviço de atendimento ao consumidor, com soluções mais antenadas ao perfil de seu público.
É o Business Intelligence para empresas que combina habilmente dados de seus aplicativos e fontes externas para criar uma visão abrangente do desempenho da sua organização.
O Business Intelligence permite que você tenha acesso aos números certos, identifique tendências e depois especifique os detalhes e chegue às raízes de seus problemas (ou isole oportunidades específicas).
É possível filtrar dados por um intervalo de datas ou categorias — uma maneira altamente eficiente e intuitiva de obter suporte para a tomada de decisões empresariais.
Há uma série de benefícios ao incorporar uma solução de BI em suas operações comerciais diárias. E, embora alguns deles sejam claramente mensuráveis, são alguns dos mais intangíveis que darão à sua empresa uma grande vantagem em relação à concorrência. Esperamos que este guia tenha o ajudado a entender como ambos funcionam.
O Business Intelligence para empresas é uma realidade, e investir nessa tecnologia deveria ser prioridade no seu negócio. Gostou de conhecer melhor esse recurso e seus benefícios? Então compartilhe conosco a sua opinião nos comentários!