Automação de marketing: saiba o que é e confira os benefícios para a sua empresa

Você já tentou se “multiplicar” para conseguir melhores resultados em sua empresa, como redução de custos, aumento da produtividade ou outro benefício?

Como profissional de marketing, é provável que essa sensação até faça parte do seu dia a dia. Porém, como sabemos, isso não é possível.

Mesmo usando as melhores técnicas de produtividade e gestão de tempo, a sua capacidade de agir ainda será limitada. Mas, e se existisse uma solução que mudasse esse cenário?

Na verdade, ela não só existe, como já faz muito sucesso entre algumas das empresas mais bem-sucedidas do mundo. Estamos falando da automação de marketing.

Pode ser que você já tenha ouvido esse termo, mas não saiba exatamente o que é. Neste texto vamos lhe explicar o que é automação de marketing e, mais importante, como ela pode ajudá-lo.

Definição de automação de marketing

Basicamente, automação de marketing é um software que automatiza as ações de marketing da empresa.

Muitas tarefas são repetitivas, como o envio de e-mails e atualização de perfis nas mídias sociais. Um software desse tipo permite realizar essas ações automaticamente, de acordo com as preferências de quem usa.

Além disso, o marketing de automação possui as ferramentas necessárias para fazer testes A/B. Desta forma, pode-se ver o que apresenta melhores taxas de conversão e ajustar a estratégia rapidamente.

Por fim, essa solução não estaria completa se não permitisse acompanhar métricas importantes que mostram, de forma clara, o desempenho do setor de marketing.

Aplicação da automação de marketing em empresas modernas

Depois de entender melhor o conceito, é possível dizer com total segurança que ele se encaixa perfeitamente com os objetivos e métodos das empresas modernas.

Veja 3 motivos que tornam isso claro e já servem de base para dar uma noção mais profunda de como a automação de marketing funciona:

Segmentação do funil de vendas

Uma estratégia bem-sucedida de marketing é aquela que diferencia claramente o estágio de cada lead no funil de vendas.

Já imaginou enviar conteúdo básico para alguém que está perto de comprar o seu produto? Ou o contrário: um material avançado para um lead que acabou de entrar no funil? Isso certamente prejudicaria seus resultados.

A automação de marketing ajuda, de forma bem simples e prática, a manter cada lead separado e tratá-lo da maneira adequada.

Preparação dos canais de nutrição

Imagine que você decidiu enviar uma série de e-mails para cada pessoa que assina a sua newsletter ou baixa determinado material.

Esses e-mails devem ser enviados com intervalos de alguns dias entre si e conduzir os novos leads às ações que aumentem seu engajamento com a marca e mantenham seu interesse vivo.

Como seria possível fazer isso dezenas (ou até centenas) de vezes de forma manual? Simplesmente impossível. Com a automação de marketing, esse e outros meios de nutrição são criados e mantidos facilmente.

Gatilhos de conversão

As Landing Pages e CTAs são importantes gatilhos de conversão que precisam ser bem usados.

Em muitos casos, as postagens em redes sociais também podem ser usadas para isso e a automação de marketing se aplica em todos esses elementos.

Saber o que funciona melhor e fazer melhorias nos gatilhos de conversão significa aumento na geração de leads e avanço mais rápido pelo funil.

5 benefícios da automação de marketing para a sua empresa

Além de entender o que é automação de marketing e como ela pode ser usada, é importante saber o que se pode esperar desse tipo de ferramenta em termos de resultados.

Afinal, esse é o motivo de todo e qualquer investimento: aumentar a lucratividade. Nesse sentido, a automação de marketing impressiona. Veja algumas vantagens de implantá-la no seu negócio:

1. Elevação das vendas

O aumento das vendas é um dos principais resultados do bom uso da automação de marketing e há dois motivos para isso: o primeiro é que em vez de forçar a venda em leads que não estão prontos, a ideia passa a ser de nutri-los até que estejam.

Justamente por conta disso, vem o segundo motivo: esse fluxo de nutrição faz com que mais leads avancem pelo funil e, consequentemente, se tornem clientes.

2. Aumento do ticket médio

Uma rápida olhada para as estatísticas já confirma que a automação de marketing está diretamente ligada com o ticket médio.

Segundo pesquisa do The Annuitas Group, leads nutridos resultam em vendas 47% maiores com relação aos que não receberam nutrição.

A possibilidade de ter um ticket médio quase 50% maior certamente não é algo que deve ser ignorado, certo?

3. Melhora no relacionamento com o cliente

A nutrição de leads, que só pode ser feita de maneira realmente eficiente e completa com a ajuda da automação de marketing, não ajuda a aumentar as vendas e o ticket médio à toa.

Isso tudo é reflexo de algo mais profundo: a relação com os clientes. O mercado hoje em dia exige uma aproximação e envolvimento maior entre marca e consumidor.

Com a automação você terá em mãos uma das melhores ferramentas de relacionamento disponíveis atualmente.

4. Diminuição do custo de aquisição

Quanto mais eficiente for o seu processo de vendas, menor será o seu custo de aquisição. Como já consideramos que o funil será melhor aproveitado a partir do momento que contar com a automação de marketing para otimizar a geração e nutrição de leads, a conclusão é óbvia.

Custos de aquisição baixos significam investimentos menores e facilitam a manutenção da saúde financeira da empresa.

5. Caminho mais completo para fidelização

O melhor é que o trabalho da automação de marketing não termina quando a venda é fechada. Pelo contrário, aí se inicia outro fluxo de nutrição com o objetivo de encantar o cliente e fazer dele um defensor para a sua marca.

Dessa forma, é possível aumentar consideravelmente a exposição e a força da marca, gerar ainda mais leads e manter o ciclo de vendas forte o tempo todo.

Agora que você já sabe o que é automação de marketing, como ela se encaixa nas empresas e que tipo de benefícios produz, fica fácil perceber o quanto essa solução é importante para atingir os maiores objetivos de qualquer negócio. A pergunta que resta é: quando você vai começar a usá-la?

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