Mais do que mero clichê, a expressão “nenhuma empresa é uma ilha” transmite uma verdade indiscutível. Na prática, significa que, por mais competentes que sejam os gestores e colaboradores, eles, por si só, não garantem o êxito do negócio. Mais que isso, mesmo que os processos internos e o planejamento estratégico sejam cuidadosamente pensados e executados, ainda assim não será suficiente.
Então, o que falta para transformar essa equação em uma receita de sucesso? A satisfação do consumidor, que em última análise é um dos ativos mais importantes para qualquer organização. Não importa se a empresa adota um modelo B2B, B2C ou qualquer variação. Mesmo que seu cliente seja pessoa física ou empresa, a estabilidade do negócio vai depender dos meios empregados para agradá-lo e atender de acordo com suas expectativas.
Nesse contexto, um dos itens que merece especial atenção diz respeito à relação direta com o consumidor. Por isso, melhorar o atendimento de uma empresa é fator essencial para quem busca uma relação sólida e duradoura com o público.
E na sua organização, como está esse fator? Neste post, vamos enumerar algumas dicas que poderão ajudá-lo a melhorar o atendimento de uma empresa. Boa leitura!
1. Forneça mecanismos para o cliente se manifestar
Um dos principais erros cometidos pelos gestores é pensar que, após fechar o negócio e entregar o produto/serviço, suas obrigações com o consumidor estão finalizadas. Na verdade, é preciso prover meios para que o cliente ofereça um feedback — seja ele positivo ou não —, de maneira simples e intuitiva.
Assim, a dica é criar alternativas para que o público faça contato com sua empresa, seja por meio de formulários no site da empresa, e-mail ou formas mais ágeis de comunicação, como veremos mais para frente – e, claro, garantir que as respostas serão enviadas com brevidade e eficiência.
2. Assuma erros e minimize as consequências para o cliente
Se o consumidor não recebeu o que esperava ou teve qualquer problema com a prestação do serviço, é comum que as empresas dificultem a troca ou devolução, normalmente buscando formas de culpar o próprio cliente pela falha.
Quem deseja prestar um atendimento diferenciado e fidelizar o público, ao contrário, deve olhar para dentro da própria empresa em busca de respostas para os problemas. Assumir os erros e, mais do que isso, oferecer meios para reduzir as perdas do cliente são atitudes que trarão benefícios a médio e longo prazo, inclusive para a reputação da empresa.
3. Para melhorar o atendimento de uma empresa, cultive o relacionamento
Salvo em casos excepcionais, a relação de uma empresa com seu público nasce com o objetivo de durar muito tempo. Por isso, é preciso investir na manutenção e crescimento desse contato, de modo a manter o cliente e não criar nele o desejo de procurar outras alternativas — no caso, seus concorrentes.
Por isso, para melhorar o atendimento de uma empresa, crie um programa de incentivo ao relacionamento, que inclua contatos pós-venda imediata e em momentos especiais. Que tal parabenizar seu consumidor pela passagem de uma data especial? Ou convidá-lo para uma visita à empresa, para conhecer as novidades? Esses são cuidados que, certamente, o tornarão mais afetivamente ligado à sua organização.
4. Cumpra prazos e acordos
Uma das regras para melhorar o atendimento de uma empresa é: se prometer, cumpra. Embora isso pareça óbvio em qualquer relação comercial, não é raro que as empresas combinem prazos e outras condições especiais para atrair o cliente e efetivar a venda, mas depois não consigam atender conforme prometido.
As empresas que agem assim, provavelmente, vão atender cada cliente uma única vez. Ninguém gosta de ser enganado, e, embora problemas de toda ordem possam impactar no atendimento, cuide para ser o mais transparente e fiel possível com seu consumidor.
5. Invista em um Sistema eficiente de atendimento
Pouco vale cuidar de diversas formas de atendimento, se o cliente da sua empresa tiver que ficar horas tentando fazer contato telefônico, sem sucesso, for transferido inúmeras vezes, sem que ninguém consiga oferecer uma resposta para suas necessidades, ou, ainda, não puder ser atendido porque já passa do horário normal de atendimento.
Para evitar esses transtornos e melhorar o atendimento de uma empresa, a dica é investir em um sistema inteligente de telefonia, que use a internet para gestão do processo de comunicação. Em um modelo como esse, é possível configurar o sistema de forma que as chamadas para o telefone comercial sejam encaminhadas para dispositivos móveis. Assim, os colaboradores poderão atender ligações usando seus próprios celulares, o que se traduz em transparência para o cliente.
E, mesmo que não seja possível atender imediatamente, o sistema permite que as mensagens de voz sejam encaminhadas para caixas de e-mail, facilitando a resposta e aumentando a eficiência. Se sua empresa ainda não faz uso dos benefícios de um sistema desse tipo, pode ser um forte indicativo de que atendimento ao cliente precisa de mais atenção.
Gostou do texto? Quer saber mais sobre como melhorar o atendimento de uma empresa? Entre em contato conosco e entenda como podemos ajudá-lo! Até a próxima!